Anorexia

Anorexia Nervosa é uma disfunção alimentar. Cerca de 95% dos casos de A.N. são do sexo feminino. Em Portugal, estimou-se que exista uma prevalência entre os 0,3% e os 0,4 %, sendo 12,6% jovens adolescentes. Defende-se que a A.N. afeta sobretudo pessoas com uma classe social e económica média a alta, estando no ocidente a aumentar o número de pessoas com esta perturbação. É uma perturbação que pode ser ligeira e transitória ou grave e duradoura. É fatal em 10 a 20% dos casos.

A anorexia caracteriza-se por uma magreza extrema, esquelética, que advém de uma dieta alimentar abaixo dos níveis considerados habitualmente/comummente saudáveis. É uma perturbação ao nível da imagem de si. É uma doença de relação, de auto-estima, de vínculos – vínculos de si para consigo mesmo e com os outros.

Há um sofrimento complexo e com um índice de ajuda igualmente assaz e intrincado e uma tristeza profunda mascarada e cruel para contra o próprio, de fechamento insistente e arrogante, de embotamento quase autístico que envolve os componentes sobre os quais assentam os sinais: fisiológicos e sociais.

Em 10% dos casos, na anorexia nervosa, a mente desiste daquilo que mais nos une à vida :o outro e o corpo fecha-se, deixa de se habitar, falece através do que se chama choque eletrólito. Há uma recusa irracional de um modo de estar num corpo – e mente – que se autonomizou aprendendo a dizer não à vida, o único não que conhece e/ou considera eficaz às suas exigências.

Existem características específicas, psicológicas e físicas, para efetuar um diagnóstico de Anorexia Nervosa. A pessoa que sofre de A.N. perdeu pelo menos 15% do seu peso corporal e apresenta diversos sintomas que extravasam a definição comum de ‘dieta radical’.

Sintomas mais Comuns:

1) Peso Corporal em 85% ou menos do nível normal para idade e altura.

2) Prática excessiva de atividades físicas,tendo um peso abaixo do normal. Os anóreticos percecionam peso onde não existe. O anoréctico pensa que tem um peso acima do normal.

3)Nas raparigas ou mulheres, ausência de pelo menos três menstruações.

4)Diminuição ou ausência de entusiasmo, prazer sexual. Nos rapazes poderá ocorrer disfunção eréctil –  estes sintomas podem ser o resultado das dificuldades em atingir a maturação sexual completa, tanto ao nível físico como emocional –

5)Crescimento atrasado com tendência à paragem, como resultante da má formação do esqueleto(pernas e braços curtos em relação ao tronco também pouco desenvolvido)

6)Descalcificação dos dentes

7)Depressão profunda e torturante

8)Poderão ocorrer tendências suicidas

9)Poderá desenvolver-se bulimia

O tratamento da Anorexia Nervosa faz-se pelo acompanhamento psicoterapêutico, efetuado por psicólogo clínico e acompanhamento físico, realizado por endocrinologistas e nutricionistas. Note-se que se a situação for extrema, é necessário o internamento hospitalar para tratamento e recuperação do peso.

A anorexia deverá ser identificada corretamente e um diagnóstico verdadeiro pode levar a um melhor tratamento com um bom projeto psicoterapêutico.

Se tem uma pergunta para nós, Escreva-nos. (Gratuito). Se acha que não consegue resolver sozinha/o. Marque uma consulta.

info@mpauladias.com
http://www.mpauladias.com
Psicologia Clínica. Psicoterapia. Psicanálise.

Visite-nos também em www.revistaconsciente.pt