Ansiedade
A ansiedade é um dos problemas psicológicos mais comuns hoje em dia. A Organização Mundial de Saúde afirma de cerca de 30% da população mundial sofre de ansiedade. É um perturbação psicológica que pode ser contornada/resolvida ou estabilizar em perturbação permanente. A insegurança e os seus contornos psíquicos estão na base da ansiedade.
A patologia mais conhecida é o Transtorno de Ansiedade. Encontra-se caracterizado da seguinte forma:
- Síndrome de Pânico
- Fobias
- Transtorno Obsessivo-compulsivo
- Stress Pós-Traumático
- Transtorno de Ansiedade generalizada.
- Caracteriza-se pelas crises de pânico, súbitas, intensas, esporádicas ou recorrentes. Surgem sem causa ou justificação aparente o que transforma a crise em ciclo. A reação é de fuga após a apreensão do perigo. Dos seus critérios, salientamos:
- –Palpitações, batimento cardíaco elevado
- –Suores frios
- –Dificuldade em respirar
- –Sensação de sufoco
- –Dor a meio do peito
- –Náuseas e vómitos
- –Tonturas, desequilíbrio e visão turvada
- –Sensação de frio ou calor desmesurados
- -Sensação de desrealização ou despersonalização, se forem muito intensos
- –Medo de morrer ou enlouquecer
Fobias
Fobia significa medo. Descreve-se como uma aversão ou temor persistente por uma determinada situação, objetos, animais ou lugares. A exposição e/ou apreensão de um estímulo fóbico provoca sempre uma resposta ansiosa imediata. Estas respostas podem tomar a forma de ataque de pânico situacional, intensa ansiedade ou mal-estar. As fobias podem ser desenvolvidas na infância ou por situação traumatizante nalgum período da vida.
- Fobia situacional desenvolve-se por situações muito específicas tais como transportes públicos lotados, túneis, pontes, elevadores, voar, conduzir ou estar em espaços fechados
- Fobia Ambiente Natural pode ser desencadeado por tempestades, alturas, água, marés, tufões, chuva
- Fobia a Sangue é desencadeada pelo medo de tratamentos invasivos, visão de sangue ou ferimentos
- Fobia Animal está relacionada com o medo desencadeado por animais. Geralmente têm início na infância.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Acompanhando a ansiedade, no transtorno obsessivo-compulsivo, a pessoa pode apresentar obsessões/compulsões em forma de ideias, pensamentos, actos que podem se tornar embaraçoso para si e para as outras pessoas. Podem ser incontroláveis, muito persistentes, incapacitantes e consumidores de tempo e espaço mental e/ou físico. Apesar do sofrimento ou constrangimento, a pessoa sente-se compelida a executar a compulsão para reduzir o mal-estar que a acompanha que é eventualmente menor do que o constrangimento. As compulsões são investidas para evitar uma situação ou acontecimento temido.
Stress Pós-Traumático
Ocorre após a exposição a um estímulo muito intenso, externo, que inunda o sistema psíquico, deixando sequelas que podem ser psicológicas, cognitivas ou físicas.Implica a experiência pessoal num acontecimento que envolve temas intensos tais como a morte, ameaça de morte, ferimento grave, ou qualquer outro tipo de situação extrema que implique a integridade física ou psíquica. Este tipo de stress pode ser duradouro quando o agente estressor é de natureza humana, com intenção, podendo aumentar pela proximidade física.
critérios mais comuns:
- Rememorizaçao de cenários do acontecimento traumático (imagens, pensamentos, sons, sonhos, percepções)
- Evitamento contínuo de estímulos associados ao trauma ou esforços para evitar pensamentos, sentimentos relacionados com o acontecimento ou trauma
- Embotamento da reatividade
- Sintomas constantes –dificuldade em adormecer, irritabilidade ou acessos de cólera, falhas de concentração, hipervigilância, resposta de alarme exagerada a situações mais distantes do conteúdo do acontecimento
- Ataques de pânico sem explicação aparente
- Alucinações auditivas e visuais
- Perturbações cognitivas no estabelecimento de ligações ou associações
- Delírio
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Critérios:
1.Há dificuldade, mais que habitual, em controlar a preocupação
2. Agitação, nervosismo ou tensão interior
3.Fadiga fácil e irritabilidade
4.Insónias ou dificuldades no sono (acordar mais cedo do que é habitual, passar o dia com sono, pesadelos..)
Siga-nos em www.revistaconsciente.pt
Se tem uma pergunta para nós, Escreva-nos. (Gratuito). Se acha que não consegue resolver sozinha/o. Marque uma consulta.
info@mpauladias.com
http://www.mpauladias.com
Psicologia Clínica. Psicoterapia. Psicanálise.