Ansiedade

A ansiedade é um dos problemas psicológicos mais comuns hoje em dia. A Organização Mundial de Saúde afirma de cerca de 30% da população mundial sofre de ansiedade. É um perturbação psicológica que pode ser contornada/resolvida ou estabilizar em perturbação permanente. A insegurança e os seus contornos psíquicos estão na base da ansiedade.

A patologia mais conhecida é o Transtorno de Ansiedade. Encontra-se caracterizado da seguinte forma:

  • Síndrome de Pânico
  • Fobias
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo
  • Stress Pós-Traumático
  • Transtorno de Ansiedade generalizada.
  • Caracteriza-se pelas crises de pânico, súbitas, intensas, esporádicas ou recorrentes. Surgem sem causa ou justificação aparente o que transforma a crise em ciclo. A reação é de fuga após a apreensão do perigo. Dos seus critérios, salientamos:
  • Palpitações, batimento cardíaco elevadomedo
  • Suores frios
  • Dificuldade em respirar
  • Sensação de sufoco
  • Dor a meio do peito
  • Náuseas e vómitos
  • Tonturas, desequilíbrio e visão turvada
  • Sensação de frio ou calor desmesurados
  • -Sensação de desrealização ou despersonalização, se forem muito intensos
  • Medo de morrer ou enlouquecer
e por fim, sofrimento intenso e agudo
 

Fobias

Fobia significa medo. Descreve-se como uma aversão ou temor persistente por uma determinada situação, objetos, animais ou lugares. A exposição e/ou apreensão de um estímulo fóbico provoca sempre uma resposta ansiosa imediata. Estas respostas podem tomar a forma de ataque de pânico situacional, intensa ansiedade ou mal-estar. As fobias podem ser desenvolvidas na infância ou por situação traumatizante  nalgum período da vida.

 Na clínica do adulto, as fobias mais frequentes são as seguintes:
  1. Fobia situacional desenvolve-se por situações muito específicas tais como transportes públicos lotados, túneis, pontes, elevadores, voar, conduzir ou estar em espaços fechados
  2. Fobia Ambiente Natural pode ser desencadeado por tempestades, alturas, água, marés, tufões, chuva
  3. Fobia a Sangue é desencadeada pelo medo de tratamentos invasivos, visão de sangue ou ferimentos
  4. Fobia Animal está relacionada com o medo desencadeado por animais. Geralmente têm início na infância.

 

 

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Acompanhando a ansiedade, no transtorno obsessivo-compulsivo, a pessoa pode apresentar obsessões/compulsões em forma de ideias, pensamentos, actos que podem se tornar embaraçoso para si e para as outras pessoas. Podem ser incontroláveis, muito persistentes, incapacitantes e consumidores de tempo e espaço mental e/ou físico. Apesar do sofrimento ou constrangimento, a pessoa sente-se compelida a executar a compulsão para reduzir o mal-estar que a acompanha que é eventualmente menor do que o constrangimento. As compulsões são investidas para evitar uma situação ou acontecimento temido.

 

Stress Pós-Traumático

Ocorre após a exposição a um estímulo muito intenso, externo, que inunda o sistema psíquico, deixando sequelas que podem ser psicológicas, cognitivas ou físicas.Implica a experiência pessoal num acontecimento que envolve temas intensos tais como a morte, ameaça de morte, ferimento grave, ou qualquer outro tipo de situação extrema que implique a integridade física ou psíquica. Este tipo de stress pode ser duradouro quando o agente estressor é de natureza humana, com intenção, podendo aumentar pela proximidade física.

critérios mais comuns:

  1. Rememorizaçao de cenários do acontecimento traumático (imagens, pensamentos, sons, sonhos, percepções)
  2. Evitamento contínuo de estímulos associados ao trauma ou esforços para evitar pensamentos, sentimentos relacionados com o acontecimento ou trauma
  3. Embotamento da reatividade
  4. Sintomas constantes –dificuldade em adormecer, irritabilidade ou acessos de cólera, falhas de concentração, hipervigilância, resposta de alarme exagerada a situações mais distantes do conteúdo do acontecimento
  5. Ataques de pânico sem explicação aparente
  6. Alucinações auditivas e visuais
  7. Perturbações cognitivas no estabelecimento de ligações ou associações
  8. Delírio

 

Transtorno de Ansiedade Generalizada

É a ansiedade ou preocupação expectante exagerada acerca de um conjunto de acontecimentos ou atividades que ocorrem em mais de metade dos dias por um período superior alem daquilo que a própria pessoa considera ser uma situação ‘normal’. Não tem um objeto específico, gerador de ansiedade e não está limitada a determinados comportamentos -sinais do sentimento vivenciado.

Critérios:

1.Há dificuldade, mais que habitual, em controlar a preocupação

2. Agitação, nervosismo ou tensão interior

3.Fadiga fácil e irritabilidade

4.Insónias ou dificuldades no sono (acordar mais cedo do que é habitual, passar o dia com sono, pesadelos..)

O tratamento de qualquer uma destas situações, entendidas como perturbação de ansiedade, está, como sempre, associado à capacidade, comodidade e bem-estar da pessoa que precisa e pede ajuda. A psicoterapia dinâmica é a perspetiva que a nosso entender mais se adequa para a cura da perturbação. As dinâmicas grupais também são de recomendar. A escolha do tratamento, nestas situações, deverá estar sempre dependente da sintonia da pessoa que sofre de ansiedade

Siga-nos em www.revistaconsciente.pt

Se tem uma pergunta para nós, Escreva-nos. (Gratuito). Se acha que não consegue resolver sozinha/o. Marque uma consulta.
info@mpauladias.com
http://www.mpauladias.com
Psicologia Clínica. Psicoterapia. Psicanálise.