Bulimia
A bulimia é uma perturbação alimentar. A perturbação da insatisfação, de procura de esconderijos, subterfúgios para estar só. Na escuridão, longe do ‘barulho’, da ‘confusão’, come-se. Come-se tudo e a satisfação é das melhores. Descansa-se sobre a comida. É o prazer e ilusão da solidão não propriamente alcançada.
É igualmente uma doença de relação, de vínculos, de impossibilidade ( de estar não comer, de limitar e dosear, em estar gorda), de afastamento, de separação e de autonomia.Com episódios de gula frenética, cai na tristeza e culpa que leva aos vómitos e evacuação contínuos daquilo que se ingeriu. Perde o controlo, na procura do que a satisfaz e sob o qual repousa, para de seguida recuperá-lo pelo expulsar do prazer. Prazer e Dever. Uma perturbação de compulsão. De ciclos e rituais. De ritmos de controlo. Quando aquela restrição, aquele controlo não é suficiente, é aumentado, assim como a perdição será maior.
Estima-se que a Bulimia Nervosa atinja cerca de 1 em cada 100 pessoas, a sua incidência está no sexo feminino entre os 15 anos e os 24 anos. Doença de ritmos, de relação, de vínculos. É distinguível da Anorexia Nervosa, apresenta características distintas, contudo, fundamenta-se nas relações, no controlo, no dever, numa exigência e sofrimentos cruéis.
A Bulimia Nervosa pode ser acompanhada pelos sinais:
1) Esconder, guardar comida que fica reservada para episódios de voracidade (a comida que normalmente é reservada e escondida tem um alto valor calórico – chocolates, batatas fritas pão, massas e outras
2) Mentir sobre o que comeu
3) Comer compulsivamente em segredo
4) Vomitar em Segredo
5) Esconder artigos como laxantes ou diuréticos
6) Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspecto geral (por exemplo: contar compulsivamente as calorias)
7) Disfarçar episódios de purgação
8) Face aos vómitos podem existir: Queixas frequentes em relação aos Dentes; Queixas frequentes em relação à garganta, tambem são frequentes as mãos feridas ou calos nos nós dos dedos, pela ação contínua de vomitar
9) Esconder-se atrás de roupas largas e soltas
10) Demonstrar pouco ou nenhum desejo sexual
A Bulimia apresenta como principais consequências:
1)Diminuição da pressão e da temperatura corporal, levando a pessoa a ser menos tolerante ao frio
2)Enfraquecimento dos dentes (pela ausência de absorção de nutrientes essenciais mas também pela ação dos sucos gástricos nos dentes)
3)Dores de garganta (pelo acto de forçar o vómito)
4)Rouquidão (pelo refluxo gástrico)
5)Úlceras
6)Dores corporais
7)Desidratação (pelas perdas de água constantes)
8) Prisão de Ventre (pelo uso contínuo de laxantes)
9) Depressão, tristeza profunda mudanças de humor (pelos ciclos de frustração, pelos ritmos)
10) Alterações hormonais importantes, tais como ciclo mentrual ou ciclo de sono
As perturbações alimentares podem levar à morte. Não hesite em solicitar ajuda.
A Bulimia Nervosa tem causas específicas, próprias, que podem e devem ser estudadas, acolhidas e compreendidas para que podem diminuir e desaparecer. O tratamento da Bulimia Nervosa passa invariavelmente pelo acompanhamento psicológico/psicoterapêutico. É uma doença social, nutricional mas assenta na mente, na psique, na relação, nos afetos. Deverá haver um adequado acompanhamento nutricional e participação da família no processo de recuperação.
Se tem uma pergunta para nós, Escreva-nos. (Gratuito). Se acha que não consegue resolver sozinha/o. Marque uma consulta.
info@mpauladias.com
http://www.mpauladias.com
Psicologia Clínica. Psicoterapia. Psicanálise.
Visite-nos em www.revistaconsciente.pt