Não se pode afirmar que existe uma idade certa para a criança deixar as fraldas e começar a treinar a ida à casa de banho. Muitos xixis em especial, e muitas cuecas, terá que ter para as primeiras etapas que vão do bacio à sanita. Muitas histórias entre os cocós e os xixis terá que contar (ou ouvir!) sentada num banquinho minúsculo enquanto o seu filho ou filha estão a cair para dentro de uma sanita (sem redutor) tempos e tempos e às vezes sem o ‘presente’. Habitualmente uma criança só consegue começar a treinar a ida ao bacio, por exemplo, quando já é capaz de controlar os músculos dos esfíncteres.
Este controlo ocorre entre 2,5 a 3 anos. Depois dos 2 anos já se pode começar a treinar a criança a ir ao bacio. Antes é possível começar a mostrar e a explicar para que serve o bacio, colocá-lo na casa de banho. A criança poderá já ter vontade de sentar-se, mesmo com a roupa vestida ou até usá-lo, baixando as fraldas. Atualmente há ainda as fraldas em forma de cueca para que esta transição seja facilitada. A criança poderá inclusivé indicar aos pais que está na altura de ter um bacio, de ir à casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas, quando comunica livremente ou ‘combina’ com o adulto que está ‘com vontade’, ‘aflitinho’, ou simplesmente que ‘quer fazer ‘cocó’. Não valerá a pena apressar a criança pois o processo de largar as fraldas pode ultrapassar os 3, 4 anos. A própria criança lhe dirá quando estiver pronta. As pequenas conversas que se poderão ter com a criança e a sua evolução serão suficientes para esta perceber a sua necessidade – o controlo do esfíncter, o mal- estar da espera e da retenção, a humidade na fralda- e o seu desconforto. Em bacio ou com um redutor da sanita ‘ dos crescidos’ a própria criança também lhe indicará o caminho.
Qualquer opção parece ser uma boa opção. Não se deixe influenciar pelos ‘feitos’ dos ‘super-bébés’ ou dos super-filhos dos seus colegas ou amigos. Cada criança tem o seu ritmo, a sua maneira de se expressar e as suas necessidades, o que quer dizer que se o seu filho ou filha começarem mais tarde a utilizar o bacio ou sanita, dentro de termos razoáveis, não existe qualquer problema. Reforçando: Alguns sinais de que a criança está pronta para deixar as fraldas:
- Comunica que tem vontade de fazer xixi ou coco
- Brinca com o bacio, senta-se e levanta-se sozinho
- Sente-se incomodado com a fralda suja ou húmida;
- Comenta tê-la visto na sanita;
- Utiliza as fraldas-cuecas com alguma autonomia
Se perceber que a criança sente já curiosidade e vontade em mudar, pode transformar essa mudança numa ‘ocasião especial’. Explique-lhe o que é a roupa interior dos que já cresceram e como é a sua. Leve-a às compras e deixe-a escolher algumas cuecas com os seus bonecos e cores favoritas. Deixe-a dar os seus passos. Não coloque a criança no bacio ou na sanita se esta não tem vontade ou simplesmente não concorda. Elogie os seus esforços e não a repreenda se houver ‘acidentes’. A repreensão pode levar a que a mesma não tenha vontade de continuar a ‘aventura’. Deixe a mensagem na criança que evoluir, crescer, mudar, pode ser divertido e benéfico.
Revista consciente, Crónica ´Nas Nossas Mãos’, nº 28, Dezembro, 2018
Siga-nos em www.revistaconsciente.com
Se tem uma pergunta para nós, Escreva-nos. (Gratuito). Se acha que não consegue resolver sozinha/o. Marque uma consulta.
info@mpauladias.com
http://www.mpauladias.com
Psicologia Clínica. Psicoterapia. Psicanálise.